Aférese


Na aferese, é feita apenas a doação de um hemocomponente específico que o receptor necessita ao invés do sangue total. O doador ou paciente tem o sangue coletado e, em seguida seus componentes são separados por equipamento próprio, devolvendo os componentes não utilizados ao corpo de origem. O material utilizado é estéril e descartável, a equipe é treinada para proporcionar segurança ao doador.

A doação por aférese exige os mesmos critérios das doações convencionais, exceto pelo fato de que o doador não pode ter utilizado aspirina, AAS, anti-inflamatórios, Sonrisal, entre outros medicamentos nos cinco dias que antecedem a doação. Estes medicamentos contêm uma substância que neutraliza o efeito das plaquetas.

Plasmaférese
É o processo de separação do plasma através de uma máquina especifica, com devolução dos outros componentes ao paciente, quando estes possuem patologia que necessite deste tipo de tratamento

Plaqueta aférese

Plaquetas são elementos do sangue que atuam no processo de coagulação. Esse hemocomponente é utilizado principalmente para portadores de doenças onco-hematológicas como leucemia, pacientes transplantados, pacientes em quimioterapia ou pacientes que sofrem cirurgias.